sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Conheça a cidade de Parintins

Ana Paula

Parintins cidade do boi bumbá (foto: Rodrigo)

Os aspectos físicos e geográficos não traduzem totalmente o que é Parintins, a cidade dos bois Caprichoso e Garantido, mas também uma cidadela simples que impõe destaque pelas diversas particularidades que possui e que encanta qualquer visitante. Hospitalidade, alegria, devoção e simplicidade são as chaves do sucesso dessa cidade.

O modo de vida do parintinense é fruto de uma cultura mágica, difícil de explicar. Sem a euforia dos dias que antecedem o grande festival folclórico, Parintins é apenas uma aldeia de gente muito simpática, que anda pelas ruas de bicicleta, que pinta as fachadas das casas da cor do boi que faz pulsar a paixão, que conversa das tardes ao anoitecer em cadeiras de embalo nos batentes das portas e que também veste a melhor roupa, aos domingos para reverenciar na belíssima Catedral a santa do lugar, Nossa Senhora do Carmo.

Parintins surpreende ao aliar elementos passados com atuais, enriquecendo a cultura amazonense. Atualmente, representa a segunda maior cidade e um dos pontos turísticos mais importantes do estado do Amazonas. Sua vegetação, sua infraestrutura e gastronomia reforçam tal fama. Entretanto, a maior responsável pela fama da cidade é a “Festa dos Bumbas Caprichoso e Garantido” transmitindo a criatividade e cultura amazonense, demonstra suas histórias através de um espetáculo de imagens, sons e cores.

A cidade permite a conexão com as histórias, desejos e ações de um povo. Possui, entre outras coisas, uma dimensão indígena extremamente farta, que chama a atenção de todos os visitantes. Tal familiaridade e encantamento são responsáveis por sua fama, transmitindo um momento sem igual a seus participantes.

Os atrativos turísticos da cidade são a Catedral Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Benedito, Vila Amazônica, Serra de Parintins, Morro de Santa Rita, Praia de Taracuera, Praia do Varre Vento, O lago do Macurany,entre outros. Não esquecendo é claro, dos currais dos bois Caprichoso e Garantido, os personagens que projetam a cidade para o mundo e da culinária imprescindível do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário