terça-feira, 1 de novembro de 2011

Centro Cultural Povos da Amazônia atração para toda a família amazonense

O Centro Cultural Povos da Amazonia é aberto para a família amazonense

Por Cristina Lima
Revelar as belezas da Amazônia, conhecer a cultura dos povos indígenas e desvendar os segredos da misteriosa floresta Amazônia. Tudo isso é possível e sem sair da cidade de Manaus.Com uma área de pouco mais de 68 m2, um Pavilhão Cultural e uma arena de espetáculos com capacidade para 17 mil pessoas o Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) tem a finalidade de identificar, valorizar, difundir e popularizar a cultura e os conhecimentos dos Povos da Floresta, em âmbito regional e internacional. O Centro dispõe de profissionais treinados para acompanhar os visitantes a passear pelos espaços. São os guias que levam conhecimento, esclarecem duvidas e opiniões. Em cada espaço as placas de identificação estão escritas em três línguas: português, inglês e nhengatú ( língua geral indígena).
O CCPA também disponibiliza de salões para evento e exposições oferecendo assim a estudantes, pesquisadores e à comunidade em geral um banco virtual de dados técnico-científicos sobre a Amazônia, contribuindo para a difusão cultural desta região para o mundo.Atualmente é possível encontrar os seguintes ambientes:
Xapono Yanomani é réplica de uma maloca indígina
Xapono Yanomami: réplica de moradia Yanomami que visa resgatar e divulgar o modo de vida da cultura tradicional desta etnia. Dispõe de contador de estórias e brincadeiras indígenas.
Maloca Aruak: é uma verdadeira moradia Aruak com ambientação interna constituída se símbolos antigos, ilustrações que refletem o imaginário Aruak como deuses e animais sagrados. Dispõe de contador de estórias e brincadeiras indígenas. 
Sala Francisco Orellana: Espaço destinado à realização de eventos, reuniões institucionais, diplomáticas e científicas de abrangência internacional, inseridas no contexto da Amazônia Continental.
Também podemos encontrar o Espaço Rio Amazônia, a Biblioteca Mário Ypiranga, o Espaço criança, o Núcleo de Documentação Samuel Benchimol. Há também a passarela dos Arcos, Auditório Gabriel Gentil, café Amazônica, praça das Bandeiras, arena de Espetáculos, mini-pista Educativa, circuito de Caminhada Cultural, pavilhão de exposição Nestor do Nascimento e o pavilhão de exposições Curt Nimuendajú. Além dos espaços novos: a casa do cablocos, a casa da farinha e a casa do guaraná. 
Passarela dos arcos um retrato da cultura e costmes indígenas
A área externa do Centro Cultural é reservada todos os domingos para as atividades de xadrez, dama, pintura, jogos educativos, circo, desenho, futebol de botão, capoeira, pista de skate, além de jogos diversos e brincadeiras infantis.
O Centro Cultural Povos da Amazonia está localizado na Praça Francisco Pereira da Silva s/n - Bola da Suframa e esta de portas abertas para todos aqueles que se interessem pela cultura amazônica e querem ter um contato com sua cultura e seus costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário