quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Localizada no centro da cidade a Praça Hellidório Balbi é referência em Manaus

Marilene Silva

Praça HeliodoroBalbi um modelo de beleza
Hoje é difícil encontrar uma Praça em Manaus com a referência da Praça Hellidório Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, além de suas belezas naturais, é marcada por fatos que poucos amazonenses conhecem. Na década de 50, pensadorespolíticos, poéticos que formavam o clube da madrugada se reunião para debater e decidir questões políticas e sociais do Estado do Amazonas e também criavam poesias amazônicas. Pois há vários fatores que contribuem para não existir maispraça com estas características, sendo a falta de praças em todo cidade e as que existem é visível o descaso do poder público pelo patrimônio, tanto na infraestrutura, quanto pela falta desegurança  de quem frequenta  estes lugares  para um ler um livro discutir sobre um evento cultural fazer uma roda de samba, até mesmo compor músicas. Embora alguns investimentos sejam feito pelos governantes mais é pouco para uma cidade que é capital, e além do mais é cobiçada por estar situada no meio da maior floresta do mundo a Amazônia.

Infraestrutura ausente na Praça do relógio
De acordo com a comerciante Eva Alencar que costuma frequentar á Praça da Igreja Santa Clara no Conjunto Osvaldo Frota, relata que não se sente segura e teme em ser assaltada, já que assaltos ocorrem com frequência. Um lugar que poderia ser um local de paz, diversões encontros com amigos e familiares é onde usuáriose vendedores de drogras,mendigos prostitutas e ladrões fazem da praça um  meio de  dominar a sociedade  sem  medo de sofrer  qualquer repressão da polícia e com isso conseguem transformar  o que seria  um ponto turístico  e de bem estar social em   total domínio dos bandidos.

Isso é comum acontecer todos os dias e nada é feito para reverter tal situação, mas o que fazer para ir em busca dos culpados e cobrar os direitos de ir e vir do cidadão já que é  dever do estado  cuidar do bem estar de todos e ter a esperança que tão logo possa ser mudado este quadro assustador, que para muitos  parece ser simples a construção de uma praça  mas de grande importância para sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário