quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Em Nova Olinda do Norte Boi Bumbá é realizado com amor e dedicação

Marilene Silva

Sinhazinha da fazenda encanta a todos com muito
charme e beleza no momento da evolução


A Escola de Educação Especial Jaime de Lemos Arouca da Associação Pestalozi da cidade de Nova Olinda do Norte, interior do Amazonas, utiliza a dança como terapia com o objetivo de desenvolver as diversas habilidades dos alunos. Porque ser deficiente não quer dizer ser diferente, pesando nisso criou há dois anos o Boi Trovão.

Os alunos são dedicados a todas as atividades desenvolvidas na Escola, entre elas o folclore amazônico com destaque para o Boi Bumbá. Todos os 142 estudantes da escola participaram este ano da apresentação do boi, realizada na Noite Cultural do Anfiteatro Municipal. O que não faltou foi talento, criatividade e esforço durante a evolução de cada item na arena.

Os itens oficiais, sinhazinha, pajé e porta estandarte são representados por deficientes auditivos que deram um show de evolução. Segundo o coreógrafo Marcelo Reis que tem a missão de ensinar, todos aprendem pela vibração da música na caixa.

À tarde os itens exigem atenção redobrada, uma cumplicidade entre coordenadores e brincantes, que além de brincar fazem a maquiagem e ajudam a confeccionar as fantasias.

Esta foi a maneira que professores e pais de alunos encontraram para as crianças interagirem com a sociedade de forma saudável e o resultado surpreendeu a todos que assistiram a este espetáculo amazônico.

3 comentários:

  1. Mais alguns exemplos de superação. Nos motiva a seguir com nossos planos, ja que muitos colocam barreira. A historia que acabo de ler nessa matéria, nos insentiva a prosseguir na luta. É linda a situação desses moradores de Nova Olinda.

    ResponderExcluir
  2. Ok pessoal, duas excelentes matérias. Mas o texto da Marilene está com incorreções de pontuação e de concordância verbal, além de escrita. Vamos fazer revisão nos textos....

    ResponderExcluir
  3. Ok, Professor. Já revisado pela Denny Lima.

    (By:Mateus Serrão)

    ResponderExcluir