sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Manaus sediará mais uma edição do Amazonas Film Festival

Repórter: Ana Paula Almeida
Foto: Divulgação
 O Amazonas Film Festival realizado em Manaus entre os dias 03 a 09 de Novembro chega à sua 8ª
edição exibindo 33 filmes de 10 países diferentes e divididos em três mostras competitivas: longa-metragem, curta-metragem Brasil e curta-metragem Amazonas; além da realização do VI concurso de roteiro inédito para curta. A programação contará ainda com o seminário Iberoamerican Films Crossing Borders ministrado no período de 7 a 9 de novembro no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Snatoro, organizado pela Fundacíon Autor, Instituto Buñel e Sociedad General de Autores e Editores da Espanha e promovido pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura.
A abertura do evento será marcada pela première mundial de “Xingu”, novo filme de Cao Hamburger. Com estréia prevista para abril de 2012, o longa será exibido no Teatro Amazonas na primeira noite do festival, dia 3, às 19h30, e contará com as presenças do diretor, dos produtores Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro, além de alguns atores do elenco principal já confirmados, como Felipe Camargo e João Miguel.

A mostra competitiva internacional de longa-metragem terá oito filmes inéditos no circuito comercial do país, dos quais o Brasil contribui com três títulos: “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca; “O Carteiro”, de Reginaldo Faria; e “Os últimos cangaceiros”, de Wolney Oliveira. Urso de Ouro no festival de Berlim e representante do Irã na categoria filme estrangeiro do Oscar 2012, o longa “A Separation”, de Asghar Farhadi, está entre os concorrentes. “El Estudiante”, de Santiago Mitre, representa a Argentina. Da França, será exibido “Late Bloomers”, de Julie Gavras. “La source Des Femmes”, de Radu Mihaileanu, é uma coprodução da Bélgica, Itália, Marrocos e França. Reino Unido, Estados Unidos e Quênia trazem “The First Grader”, de Justin Chadwick. A mostra competitiva de curta-metragem – Brasil contará com 16 títulos. Já a mostra competitiva de curta-metragem – Amazonas apresentará uma seleção composta por nove filmes amazonenses.
Do dia 4 ao dia 9, palestras, worshops, seminários, mostras competitivas e exibição de filmes ocorrerão simultaneamente em diversos pontos da cidade. Os locais de exibição serão no  Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Palácio da Justiças, Centro Estadual de Convivência do Idoso, Centro Estadual de Convivência da Família, Teatro Luiz Cabral, Teatro da Instalação, Penitenciarias, Hospitais, Terminais de Ônibus e municípios do interior do Amazonas.
No dia 4 a programação dará início no Teatro Luiz Cabral ás 9h - 10h com a Mostra dos Curumins 1, fechando com a Mostra Cinema no Largo 2 às 19h45 - 22h45 no Largo São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário